Doação de sangue
Diante das inúmeras intempéries que estamos vivenciando parece-nos cada vez mais necessário manter acesa a chama da solidariedade, da resiliência e da esperança. Isto diz respeito a um desejo sempre vivo de buscar uma nova normatividade para nosso viver.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Doação de sangue
São inúmeros os apelos que lemos, assistimos, recebemos pelas redes sociais e por hora fazemos, diante da necessidade de manter um estoque mínimo de sangue para salvar tantas vidas que precisam desses componentes básicos para restituir sua convivialidade e sua esperança de viver.
O que é preciso para doar
Segundo o site da Secretaria Estadual de Saúde, as pessoas precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos. Dormir ao menos 6 horas no dia anterior a doação e não fumar nas últimas 2 horas ou ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
E
As pessoas menores de 18 anos precisam estar acompanhadas de seus pais ou responsável legal e as maiores de 60 anos não são habilitadas para a primeira doação. Se a gente for pensar os requisitos para doar são tão simples que nossos bancos de sangue deveriam estar transbordantes, uma vez que, a doação não traz nenhum prejuízo ao doador, antes ela permite que ele faça o bem sem olhar a quem...
Restrições à doação
Novamente atentas as orientações dos órgãos oficiais não é possível doar sangue pessoas que não se enquadram no perfil anterior e aquelas que são portadoras de hepatites, doença de chagas, vírus HIV e façam uso de drogas injetáveis.
Gratidão
Ao celebrar os 20 anos da campanha de doação de sangue, a OPAS e a OMS dizem que “Essa campanha visa agradecer a milhões de doadores voluntários de sangue e reconhecer a contribuição à saúde e o bem estar de milhões de pessoas em todo mundo”.
Sonhar
Nunca será demais o desejo latente do ser humano em ver como cada um pode fazer a diferença na vida do outro. Portanto, os desafios e os êxitos apresentados na trajetória da doação de sangue permitem-nos acreditar que os números podem e devem ser melhorados e nossa constante busca por uma saúde cada dia mais equânime e integral será a mola propulsora para que a solidariedade, a resiliência e a esperança estejam sempre ao nosso favor.